Sobre

O trabalho será desenvolvido em duas etapas: (i) a ocupação do galpão do Jardim Botânico como um atelier aberto com o objetivo de tornar visível diferentes processos artísticos envolvidos na elaboração da obra contemporânea; e (ii) nesse  mesmo lugar, a transformação de seu espaço para acolher a montagem e instalação da exposição.

O Jardim Botânico é a referência para indagações, pesquisas, coleta de materiais e formulações conceituais. O projeto PLANTABAIXA pretende seguir o trabalho de artistas que propõem estabelecer diálogos com esse Jardim-paisagem, espaço urbano que acolhe o verde escorrido da floresta da montanha para encontrar o limite da cidade em uma de suas ruas mais movimentadas.

Assim como a construção de uma casa onde a PLANTABAIXA permite visualizar os primeiros traços do desenho, espaço bidimensional para o início de um projeto, a instalação que se propõe realizar no galpão do Jardim Botânico acolherá ideias e experiências artísticas que, estruturadas em diferentes poéticas, tocam domínios da imagem, da matéria, do espaço e da memória deste precioso lugar.

Destarte, projeto e processo se articulam neste jardim em movimento na perspectiva de compartilhar com o público não só a obra artística finalizada, mas as diversas camadas que formam e caracterizam aspectos do trabalho contemporâneo.

Malu Fatorelli

Leave a comment